EMENTAConceitos, características, ferramentas e técnicas relacionadas ao desenvolvimento de jogos digitais para dispositivos móveis, especialmente celulares, smartphones e equipamentos afins. A disciplina deve terminar com uma visão das novas tecnologias para Mobile para o futuro. OBJETIVOSConhecimentos Genéricos:
Conhecimentos Específicos:
Habilidades (Saber fazer):
METODOLOGIA DE AULA E AVALIAÇÃOMetodologia de Aula:
Metodologia de Avaliação, será composta por:(1) Avaliações Continuadas [0 a 3,0 pontos]. (2) Avaliação Regimental [0 a 7,0 pontos]. A Avaliação Continuada será composta por:(1) Entrega do planejamento do design do jogo via repositório no GitHub: (1.1) Planejamento no GitHub [0 a 1,0 pontos] (1.2) Apresentação do planejamento no GitHub [0 a 1,0 pontos] (2) Apresentação do projeto do jogo e GitHub com o projeto final compilável igual a apresentação. [0 a 1,0 pontos] As ferramentas e conceitos apresentados em aula sempre serão com uso do Laboratório de Informática. Cadastro no GitHubImportante! Leia atentamente as instruções a seguir: Somente cadastre um repositório por equipe. Antes de criar e tiver alguma dúvida pergunte para o professor.
Projetos de referência para desenvolver os projetos Mobile:Flappy Bird Hat Trick Tanks Proc Bubble Maze Planejamento das disciplinasObservações: O cumprimento fiel deste Plano de Ensino dependerá de fatores como disponibilidade de Laboratório e a não ocorrência de situações externas como greves no sistema de transporte e outros eventos e incidentes que afetem diretamente a presença dos alunos e/ou andamento das aulas. Modificações e ajustes no plano dependerá do andamento das aulas durante o semestre. NotasBibliografiaBIBLIOGRAFIA BÁSICA1. VALENTINO, L. Aplicações Móveis: arquitetura, projeto e desenvolvimento. São Paulo: Pearson Education, 2005. 2. FINNEGAN, Thomas. Unity Android Game Development by Example Beginner's Guide. Packt Publishing Ltd, 2013. 3. Goldstone, Will. Unity game development essentials : build fully functional, professional 3D games with realistic environments, sound, dynamic effects, and more!. Packt Pub., 2009. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR4. Novak, Jeannie. Desenvolvimento de games; tradução Pedro Cesar de Conti. Cengage Learning, 2011. 5. Fullerton, Game design workshop: a playcentric approach to creating innovative games. Elsevier Morgan Kaufmann, 2008. 6. McGuire, Morgan, Creating games : mechanics, content, and technology. AK Peters, Ltd., 2009. 7. McDermott, Wes. Criando arte de jogos 3D para iPhone com Unity; tradução Edson Furmankiewicz. Elsevier, 2011. 8. Schell, Jesse. A arte de game design : o livro original; tradução Edson Furmankiewicz. Elsevier, 2011. |