FMU - FERRAMENTAS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

EMENTA

Conceitos, características, ferramentas e técnicas relacionadas ao desenvolvimento de jogos digitais para dispositivos móveis, especialmente celulares, smartphones e equipamentos afins. A disciplina deve terminar com uma visão das novas tecnologias para Mobile para o futuro.

OBJETIVOS

Conhecimentos Genéricos:
  • Desenvolver habilidades de design de um jogo para dispositivos móveis, seja para TV, celular e outros dispositivos.
  • Desenvolver um projeto de um jogo para dispositivos móveis.
  • Desenvolver o processo de construção de um jogo digital para dispositivos móveis.
  • Desenvolver a colaboração de uma equipe por meio de um repositório de controle de projeto.

Conhecimentos Específicos:

  • Desenvolver habilidades de desenvolvimento na plataforma Android.
  • Desenvolver o projeto do jogo em Unity 3D em C#.
  • Desenvolver um projeto em equipe de forma colaborativa no repositório GitHub https://github.com.
  • Desenvolver uma publicação do projeto no site http://itch.io/
Habilidades (Saber fazer):
  • Identificar em jogos um design relevante para a implementação em diversos dispositivos.
  • Planejar um design de um jogo simples e conciso para um dispositivo móvel.
  • Implementar um jogo para a plataforma Android.

METODOLOGIA DE AULA E AVALIAÇÃO

Metodologia de Aula:

  • Aulas dialogadas, com interação entre docentes e discentes, baseadas em estudos de casos e exercícios em sala de aula. 
  • Uso do laboratório de Informática. 
  • Trabalhos de pesquisa e exercícios extraclasse, individuais e em grupo.
  • Utilização complementar de vídeos, data show e seminários.

Metodologia de Avaliação, será composta por:

(1) Avaliações Continuadas [0 a 3,0 pontos]. 
(2) Avaliação Regimental     [0 a 7,0 pontos].

A Avaliação Continuada será composta por:

(1) Entrega do planejamento do design do jogo via repositório no GitHub:
     (1.1) Planejamento no GitHub [0 a 1,0 pontos]
     (1.2) Apresentação do planejamento no GitHub [0 a 1,0 pontos]
(2) Apresentação do projeto do jogo e GitHub com o projeto final compilável igual a apresentação. [0 a 1,0 pontos]

As ferramentas e conceitos apresentados em aula sempre serão com uso do Laboratório de Informática.

Cadastro no GitHub

Importante! Leia atentamente as instruções a seguir:

Somente cadastre um repositório por equipe.
Antes de criar e tiver alguma dúvida pergunte para o professor.
  1. Faça uma conta no GitHub em https://github.com
  2. Depois de criado a conta, entre no link https://classroom.github.com/g/7MsoQrJK para realizar o cadastramento do projeto.
  3. Escrever o nome do projeto no campo "Create a new team".
  4. Após apertar o botão "Add team", o próprio Github irá criar um repositório com um projeto modelo.

Planejamento das disciplinas

Observações: O cumprimento fiel deste Plano de Ensino dependerá de fatores como disponibilidade de Laboratório e a não ocorrência de situações externas como greves no sistema de transporte e outros eventos e incidentes que afetem diretamente a presença dos alunos e/ou andamento das aulas. Modificações e ajustes no plano dependerá do andamento das aulas durante o semestre.

Notas


Bibliografia

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. VALENTINO, L. Aplicações Móveis: arquitetura, projeto e desenvolvimento. São Paulo: Pearson Education, 2005.
2. FINNEGAN, Thomas. Unity Android Game Development by Example Beginner's Guide. Packt Publishing Ltd, 2013.
3. Goldstone, Will. Unity game development essentials : build fully functional, professional 3D games with realistic environments, sound, dynamic effects, and more!. Packt Pub., 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

4. Novak, Jeannie. Desenvolvimento de games; tradução Pedro Cesar de Conti. Cengage Learning, 2011.
5. Fullerton, Game design workshop: a playcentric approach to creating innovative games. Elsevier Morgan Kaufmann, 2008.
6. McGuire, Morgan, Creating games : mechanics, content, and technology. AK Peters, Ltd., 2009.
7. McDermott, Wes. Criando arte de jogos 3D para iPhone com Unity; tradução Edson Furmankiewicz. Elsevier, 2011.
8. Schell, Jesse. A arte de game design : o livro original; tradução Edson Furmankiewicz. Elsevier, 2011.

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Mário Madureira Fontes,
4 de ago de 2017 08:21