FMU - PROGRAMAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE JOGOS I

EMENTA:

Processo de integração da linguagem de programação, engine e mídias utilizados no desenvolvimento de um jogo. 
Estudo dos fundamentos básicos de um ambiente de desenvolvimento para jogos empregado atualmente. Estrutura de um jogo completo. Dar condições ao aluno de implementar os jogos usando um software de desenvolvimento.

OBJETIVOS:

Conhecimentos Genéricos:

Apresentar e trabalhar as estruturas de uma ferramenta de desenvolvimento (engine) de jogos digitais para a produção de jogos.

Conhecimentos Específicos:

  • Apresentar a ferramenta com o paradigma de programação orientado a objetos.
  • Utilizar como ferramenta de desenvolvimento de jogos digitais a Unity 3D.
  • Utilizar como linguagem C# que utiliza o paradigma orientado a objetos.
  • Conhecimentos específicos sobre paradigma orientado a objetos:
    • Entender a instanciação de objetos dinâmicos na Unity 3D.
    • Entender as relações entre os comportamentos dos objetos  na Unity 3D.
  • Desenvolver os conceitos da ferramenta de desenvolvimento de jogos Unity 3D.
    • Conhecer como funciona a física 2D/3D de um jogo.
    • Conhecer como utilizar o sistema de áudio para inserir os som digital característica tipos e sistema de multicanal para ambientação sonora no cenário
  • Desenvolver implementações de acordo com necessidades especificas do gameplay em C#.
  • Entender os conceitos da ferramenta de desenvolvimento de jogo trabalhada em sala de aula e suas ferramentas básicas como: criar uma interface, editar um terreno, inserir objetos na cena de jogo, exportar o projeto para diferentes plataformas e outras funcionalidades encontradas em uma ferramenta de desenvolvimento de jogo digital.

Habilidades:

Planejar o desenvolvimento de jogos.
Utilizar uma ferramenta de desenvolvimento de jogos digitais.
Entender o uso do paradigma orientado a objetos na ferramenta.

METODOLOGIA DE AULA E AVALIAÇÃO:

Metodologia de Aula:

Aulas dialogadas, com interação entre docentes e discentes, baseadas prioritariamente em estudos de casos. 
Uso do laboratório de Informática. 
Trabalhos de pesquisa e exercícios extraclasse, individuais e em grupo.
Utilização complementar de vídeos, datashow e seminários. 

Metodologia de Avaliação:

Será composta por:
(1) Avaliações Continuadas [0 a 3,0 pontos]
(2) Avaliação Regimental.   [0 a 7,0 pontos].

A Avaliação Continuada será composta por:

Dois projetos desenvolvidos em sala de aula em equipe com o máximo de 4 alunos integrantes. Cada Projeto será apresentado em dois momentos do semestre, o primeiro no meio do semestre e o segundo no final do semestre.

Os temas dos projeto serão:

Para o jogo 1: O jogo ser 2D com variações de um jogo da velha com temáticas escolhidas.

Para o jogo 2: Um Infinity Runner com temáticas escolhidas.

Planejamento das aulas:


Notas:


Bibliografia:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. GREGORY, J. Game Engine Architecture. 2ª Edição. AK Peters, 2014.
2. GOLDSTONE, W. Unity Game Development Essentials. Packt Publishing, 2009.
3. PERUCIA, A.; BERTHÊM G.; CASTRO, R.R. Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. 2ª Edição. São Paulo: Novatec, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

4. McGuire, Morgan; Jenkins, Odest Chadwicke. Creating games : mechanics, content, and technology. Wellesley, Mass. : AK Peters, Ltd., 2009.
5. Dille, Flint. The ultimate guide to video game writing and design. New York : Watson-Guptill Publications, 2007.
6. Novak, Jeannie, Desenvolvimento de games. Tradução Pedro Cesar de Conti. São Paulo : Cengage Learning, 2011.
7. RABIN, S. Introdução ao Desenvolvimento de Games Volume 2. 1º Edição. Cengage. 2012.
8. Penton, Ron. Beginning C♯ game programming. Boston, MA : Course Technology, Cengage Learning, 2008.
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Mario Madureira Fontes,
29 de ago. de 2017, 13:44
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Mario Madureira Fontes,
21 de nov. de 2017, 19:37
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8 de set. de 2017, 10:03
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23 de nov. de 2017, 03:09
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21 de nov. de 2017, 19:37