FMU - Projeto profissionalizante de final de curso

EMENTA

Finalização do Projeto do Jogo ou Game design. Implementação do jogo com apresentação do produto no formato comercial. Apresentação do jogo completo: Proposição do jogo. Implementação. Capa do produto para comercialização.

OBJETIVOS

Integrar o conhecimento de cada disciplina do curso, através da elaboração de um projeto completo, pronto para lançamento no mercado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Orientação do projeto durante o semestre para finalização e entrega do produto final que será avaliado pela banca examinadora.

METODOLOGIA DE AULA E AVALIAÇÃO

Metodologia de Aula:

As aulas serão dialogadas, com grande interação entre docentes e discentes, baseadas em estudos de casos. Podem ser utilizados, complementarmente, vídeos, exercícios, data show e seminários. Em sintonia com o Projeto do jogo serão realizados trabalhos de pesquisa e exercícios extraclasse, individuais ou em grupo. Uso do Laboratório de Informática.

Metodologia de Avaliação:

As notas serão designadas pela Banca Examinadora levando em conta o rendimento do grupo de desenvolvimento do projeto de criação e implementação do jogo digital.

Cadastro no GitHub


Importante! Leia atentamente as instruções a seguir:

Somente cadastre um repositório por equipe.
Antes de criar e tiver alguma dúvida pergunte para o professor.
  1. Faça uma conta no GitHub em https://github.com
  2. Depois de criado a conta, entre no link https://classroom.github.com/g/3xSOruvn para realizar o cadastramento do projeto.
  3. Escrever o nome do projeto no campo "Create a new team".
  4. Após apertar o botão "Add team", o próprio Github irá criar um repositório com um projeto modelo.

Planejamento das aulas:


Notas:


Bibliografia:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. FULLERTON, Tracy. Game Design Workshop: A playcentric approach to creating innovative games. Elsevier Inc., 2008.
2. PEDERSEN, Roger E. Game Design Foundations. Plano, Texas: Wordware Publishing Inc., 2003.
3. SCHUYTEMA, Paul. Design de games: uma abordagem prática. São Paulo, Cengage Learning, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

4. LEMES, D. O. Games Independentes: Fundamentos metodológicos para criação, planejamento e desenvolvimento de Jogos Digitais. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital). São Paulo: PUC-SP, 2009. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/18241
5. MARCELO, Antonio. E PESCUITE, Julio. Design de Jogos – fundamentos. Rio de Janeiro, Brasport, 2009.
6. NOVAK, Jeannie. Produção de Games. Cengage, 2010.
7. SALEN, Katie e ZIMMERMAN, Eric. Rules of Play: Game Design Fundamentals. The MIT Press: 2004.
8. SCHELL, Jesse. A Arte do Game Design – O livro original. Editora Singular Digital, 2010.
9. LEMES, D. O. Fábula PXP - a técnica de Programação Exploratória (PXP): projetos de criação e desenvolvimento de jogos digitais. São Paulo. 2015.
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Mario Madureira Fontes,
29 de ago. de 2017, 13:44