Ementa:
A Atividade Pedagógica oferece a oportunidade de uma experiência teórico-prática que se fundamenta no conceito de organização de equipes de trabalho em games Open-Source. Introduz e desenvolve o conceito de modelagem aplicado ao planejamento da atividade de Projeto de Games do Semestre, na perspectiva da organização de ferramentas comunitárias de trabalho e instrumentos de publicação e divulgação dos resultados. A atividade permite a vivência dinâmica entre as estruturas de classificação e aplicação dos modos de relações na WEB, dentro da perspectiva epistemológica de Global versus Local. Permite a vivência prática da aplicação dos conceitos desenvolvidos no Projeto de PTCC de cada equipe em instrumentos comunitários de trabalho na WEB, tais como FORUNS, WIKI´s, BLOG´s e outros recursos compatíveis no momento. Organiza a metodologia de divulgação dos resultados do Projeto, dentro do apreendido no decorrer dos semestres anteriores, como resultado da memória do processo de idealização-trabalho-produção, dentro dos parâmetros das comunidades WEB 2 Open-Source.
Objetivos
Ao final da atividade didático-pedagógica, o estudante estará apto a:
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Identificar diferentes possibilidades de trabalho dentro das estratégias da Comunidade Open-Source;
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Reconhecer as diferenças existente em trabalhos abertos e fechados, em perspectivas globais e locais;
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Classificar tipos diferentes de atividades inerentes a Comunidades Open-Source;
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Organizar estruturas básicas de regras de trabalho dentro da construção de um projeto de Games dentro de uma Comunidade na WEB;
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Relacionar as organizações e as práticas resultantes com os resultados esperados do planejamento do Projeto de Game;
Procedimentos de Ensino
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Aulas expositivas com apresentação de conceitos de código aberto (open source) com atividades de desenvolvimento em laboratório. Nessas atividades serão utilizadas como ferramentas de trabalho com projetos de jogos digitais que utilizam código aberto.
Instrumentos e Critérios de Avaliação
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Serão considerados aprovados os alunos que tiverem média maior ou igual a 5,0 (cinco) e freqüência superior a 75% das aulas.
Estratégias de Avaliação
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50 % da média final será a avaliação da publicação e produção do projeto de conclusão de curso (PTCC). Esta avaliação será a avaliação e integração da equipe na utilização
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50% da média final será a realização da produção e publicação de uma modificação de um projeto, relacionado a produção de jogos, já existem publicado no github.com. Esta avaliação será realizada no máximo em TRIOS (3 estudantes). Veja o tópico de Atividades para mais detalhes.
2017 - Jogos Digitais - Planejamento COS
2017 - Jogos Digitais - Comunidade Open Source
As atividades estão voltadas para publicação de um projeto jogo de código aberto em um repositório no GitHub (https://github.com).Cada atividade deve ser entregue até a data estipulada. Após a data estipulada, o valor da atividade será reduzido em 50%.Utilizem o tempo em sala de aula para realizar e planejar as atividades.O professor deve ter acesso completo nos repositórios dos projetos criados pelos estudantes, para poder baixar e avaliar as entregas das atividades.Cada estudante de cada grupo deve ter pelo menos 1 tarefa atribuída em cada atividade.No dia da entrega de cada atividade, cada grupo será avaliado da seguinte forma:- O professor irá baixar o repositório durante a aula e chamará os integrantes do projeto para conversar sobre a entrega.
Qualquer projeto deve ter em uma licença aberta que permite modificações e extensões.
Na entrega da atividade 5 vou analisar como foi designado e atribuído para cada integrante as atividades e atualizações do projeto.
Vídeo sobre os conceitos básicos de Open Source:
Todos os trabalhos devem ser escolhidos entre dois tipos de projetos a seguir.- Tipo de projeto 1: Criar uma versão nova temática de um dos projetos:
- Procedural Bubble Maze: (https://github.com/fontmas/procbubblemaze)
- Hat Trick: (https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/80408)
- Tanks: (https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/46209)
- 2D Scrolling Shooter: (https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/80403)
- O projeto deve ser modificado e atender os seguintes itens:
- Todos os projetos devem ser um FORK de um dos projetos acima.
- Os integrantes equipes devem ter tarefas atribuídas para serem desenvolvidas até o dia de entrega da atividade.
- Definir uma nova temática para o projeto. O que inclui definir, pelo menos: uma mudança no gameplay do jogo e um novo visual para o jogo.
- Na criação do novo gameplay deve ter uma nova geração dos elementos do jogo.
- Alterar o nome do jogo na tela inicial e adequar o logo do jogo, pois já que o tema escolhido para o jogo vai mudar.
- Colocar na tela de créditos a referência para o jogo original e o nome completo dos integrantes.
- Não subir as pastas Library, Temp e obj criadas durante o processo de desenvolvimento do projeto para o repositório. A Unity 3D irá criar essas pastas automaticamente ao importar e compilar o projeto.
- Tipo de projeto 2: Criação de uma narrativa não-linear que tenha geração procedural de conteúdo
- A narrativa tem que ser inspirada no jogo "Where is Carmem San Diego"
- Os integrantes equipes devem ter tarefas atribuídas para serem desenvolvidas até o dia de entrega da atividade.
- A história da narrativa deve ser original por equipe.
- A narrativa tem que possuir finais gerados procedimentalmente.
- Pode ser utilizado materiais de terceiros desde que sejam colocados na tela de créditos.
- Colocar uma tela de créditos na narrativa com os integrantes.
- É opcional criar sons para a narrativa.
- Deve ser utilizado o programa Twine 2 para gerar as narrativas.
- Repositório com algumas narrativas criadas com o Twine:
Entregas das atividade: - Atividade 1:
- Criar o repositório
- Escolher um tema e descrição da história no wiki do projeto.
- Criar uma página para o projeto no repositório.
- Atividade 2:
- Definição das atribuições de cada integrante para as atividades do projeto.
- Realizar o planejamento do projeto.
- Atividade 3:
- Entregar as artes do projeto utilizando ferramentas Open Source: Blender, Wings 3D, Gimp, Krita, etc...
- Entregar uma versão intermediária do projeto planejado.
- Atividade 4:
- Entregar a versão final do projeto.
- Criação do site do projeto com conteúdo sobre o projeto.
- Publicação do "executável" final funcionando online (No caso da Unity deve ser exportado em HTML 5 e publicado em um site, por exemplo no site https://itch.io.
- Nota do TCC:
- Como o TCC tem relação de ser um código livre (Open Source), então parte da nota será complementada aqui na disciplina.
IMPORTANTE: Cada atividade abaixo deverá ser entregue por meio de um formulário online que será disponibilizado somente no dia da atividade.
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