PUCSP - Puzzles Games e Lógica 1º Semestre de 2017

Ementa

A conceituação do termo puzzle e sua tipologia. Identificação dos tipos de puzzles e discriminação entre puzzles. O uso de puzzles no desenvolvimento de jogos. Os fundamentos para a criação de jogos com implementação de puzzles. Os modelos de aplicação de puzzles no design de projetos de jogos digitais. A criação de jogos com puzzles. A avaliação da implementação de puzzles em jogos.

Objetivos

O objetivo geral é introduzir o aluno à conceituação e tipologia dos puzzles para a criação de jogos. Com base no conhecimento construído sobre o conceito e tipologia dos puzzles, levar o aluno a atingir os seguintes objetivos específicos:
  • Identificar tipos de puzzles;
  • Saber adequar o uso de puzzles aos jogos;
  • Elaborar o design de jogos com o uso de puzzles;
  • Avaliar a adequação do uso de puzzles em jogos;
  • Perceber a importância do desenvolvimento de puzzles no design de projetos de jogos digitais;
  • Identificar, classificar e conceituar os processos lógicos presentes em puzzles dentro do universo digital dos jogos eletrônicos e dos jogos de mesa;
  • Avaliar a pertinência de um puzzle dentro de jogos eletrônicos;
  • Desenvolver projetos de puzzles para jogos eletrônicos orientados a conceitos.

Formas de Avaliação

Serão considerados aprovados os alunos que tiverem média maior ou igual a 5,0 (cinco), obtida a partir da avaliação dos exercícios em classe, dos trabalhos extra­classe, dos seminários e de prova, bem como apresentarem frequência superior a 75% das aulas.

Estratégias de Avaliação

O professor poderá utilizar uma ou mais de uma das estratégias listadas a seguir: 
  • Seminário de Avaliação de Processo;
  • Apresentação de Relatórios.

Atividades da disciplina

Três notas durante o semestre irão compor a nota final da disciplina. 

A primeira nota é a média das notas das atividades realizadas em grupo sobre jogos e narrativas com puzzles durante durante as aulas no semestre;

A segunda nota é a elaboração e apresentação em grupo de uma análise detalhada de todos puzzles existentes em 4 jogos;

A terceira nota é uma avaliação individual realizada em sala de aula.

Todas as notas terão valores atribuídos de 0 a 10.

A média final é calculada pela média das notas, ou seja, MF = (Nota1 + Nota2 + Nota3) / 3.

Alguns esclarecimentos sobre as atividades realizadas ao longo do semestre:
  1. Todas as atividade que irão compor a nota 1 estão definidas no calendário.
  2. Os objetivos das atividades serão apresentados pelo professor em sala de aula nos dias estipulados no calendário.
  3. Após o prazo de uma atividade o grupo de alunos terão um prazo extra de no máximo uma semana para entregar a atividade, valendo a metade da nota, ou seja, se a nota vale de 0 a 10 após o prazo dentro de uma semana vale de 0 a 5.
Alguns esclarecimentos sobre a atividade da análise dos jogos:
  1. Entregar um documento digital e/ou impresso contendo a análise da parte escrita e o documento digital da apresentação realizada no dia de apresentações.
  2. Utilizar para a escrita da documento de análise dos puzzles dos jogos o documento template encontrado no final desta página na parte de anexos.
  3. Fazer a análise de 4 jogos sendo que 2 dos jogos sejam do tipo jogo Indie. Jogos Indies podem ser encontrados em diversos sites como: https://gamejolt.com/, https://itch.io/, http://www.indiedb.com/
  4. Podem utilizar até 1 jogo de mesa para ser analisado. Vejam os links sobre jogos de mesa nesta página.
  5. Dar preferência a jogos que nunca jogaram na vida.
  6. A atividade de análise de jogo vai ser realizada em grupos. Cada integrante do grupo deve participar na apresentação de pelo menos um jogo no dia da apresentação.
  7. A apresentação deve ser breve e objetiva. Mostrar os tipos de puzzles encontrados nos jogos, utilizando videos curtos e imagens para ilustrar a análise dos puzzles.
  8. IMPORTANTEOS JOGOS ESCOLHIDOS PARA AS ANÁLISES EM CADA GRUPO DEVEM SER DIFERENTES, OU SEJA, DOIS GRUPOS NÃO PODEM ANALISAR SOBRE OS MESMOS JOGOS.

Grupos e Notas


Calendário


Bibliografia Básica

Bates, Bob. Game design / Bob Bates. 2.ed New York : Course Technology, 2004. 

* Brathwaite, Breanda & Schreiber, Ian. "Challenges for game designers". Cengage Learning, 2009, ISBN: 158450580X

Schell, Jesse. A arte de game design : o livro original / Jesse Schell; trad. Edson Furmankiewicz. Rio de Janeiro : Elsevier, 2011.

Salen, Katie. Rules of play : Game design fundamentals / Katie Salen and Eric Zimmerman. Cambridge : MIT, 2004.

Bibliografia Complementar

Gardner, Martin. The universe in a handkerchief : Lewis Carroll's mathematical recreations, games, puzzles, and word plays / Martin Gardner. New York : Copernicus, 1996.

_____________. The unexpected hanging and other mathematical diversions : with a new afterword and expanded bibliography / Martin Gardner. Chicago : University of Chicago Press, 1991.

_____________. Ah, Descobri! : Jogos e Diversões Matemáticas / Martin Gardner; trad. Ana Cristina dos Reis e Cunha. Lisboa : Gradiva, 1990.

Huizinga, Johan. Homo ludens : o jogo como elemento da cultura / Johan Huizinga ; trad. Joao Paulo Monteiro. 5.ed Sao Paulo : Perspectiva, 2001. 

Pedersen, Roger E.. Game design foundations / Roger E. Pedersen.. 2.ed. Sudbury, MA : Wordware Pub., 2009.

Shasha, Denis.  Códigos, enigmas e Conspirações. RBA Coleccionables, 2008. Titulo original Shasha, Denis.  Codes, Puzzles, and Conspiracy. W. W. Norton & Company, Inc. 1992. 

Outras Referências Bibliográficas

Pedersen, Roger E.. Game design foundations / Roger E. Pedersen.. 2.ed. Sudbury, MA : Wordware Pub., 2009.

Stewart, Ian Nicholas. Game, set and math enigmas and conundrums / Ian Stewart. Oxford : Basil Blackwell, 1989.

Tahan, Malba. "O Homem que Calculava". RECORD. 2001.

Sobre Classificação de Puzzles



Retro/Old Games






Referências de jogos de mesa

Simuladores online e Regras de jogos de mesa

Jogos para imprimir





Forum de jogos de mesa







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Mário Madureira Fontes,
20 de mar de 2017 17:58