EmentaA conceituação do termo puzzle e sua tipologia. Identificação dos tipos de puzzles e discriminação entre puzzles. O uso de puzzles no desenvolvimento de jogos. Os fundamentos para a criação de jogos com implementação de puzzles. Os modelos de aplicação de puzzles no design de projetos de jogos digitais. A criação de jogos com puzzles. A avaliação da implementação de puzzles em jogos. ObjetivosO objetivo geral é introduzir o aluno à conceituação e tipologia dos puzzles para a criação de jogos. Com base no conhecimento construído sobre o conceito e tipologia dos puzzles, levar o aluno a atingir os seguintes objetivos específicos:
Formas de AvaliaçãoSerão considerados aprovados os alunos que tiverem média maior ou igual a 5,0 (cinco), obtida a partir da avaliação dos exercícios em classe, dos trabalhos extraclasse, dos seminários e de prova, bem como apresentarem frequência superior a 75% das aulas. Estratégias de AvaliaçãoO professor poderá utilizar uma ou mais de uma das estratégias listadas a seguir:
Atividades da disciplinaTrês notas durante o semestre irão compor a nota final da disciplina. A primeira nota é a média das notas das atividades realizadas em grupo sobre jogos e narrativas com puzzles durante durante as aulas no semestre; A segunda nota é a elaboração e apresentação em grupo de uma análise detalhada de todos puzzles existentes em 4 jogos; A terceira nota é uma avaliação individual realizada em sala de aula. Todas as notas terão valores atribuídos de 0 a 10. A média final é calculada pela média das notas, ou seja, MF = (Nota1 + Nota2 + Nota3) / 3. Alguns esclarecimentos sobre as atividades realizadas ao longo do semestre:
Alguns esclarecimentos sobre a atividade da análise dos jogos:
Grupos e NotasCalendárioBibliografia Básica* Bates, Bob. Game design / Bob Bates. 2.ed New York : Course Technology, 2004.* Brathwaite, Breanda & Schreiber, Ian. "Challenges for game designers". Cengage Learning, 2009, ISBN: 158450580X Schell, Jesse. A arte de game design : o livro original / Jesse Schell; trad. Edson Furmankiewicz. Rio de Janeiro : Elsevier, 2011. Salen, Katie. Rules of play : Game design fundamentals / Katie Salen and Eric Zimmerman. Cambridge : MIT, 2004. Bibliografia ComplementarGardner, Martin. The universe in a handkerchief : Lewis Carroll's mathematical recreations, games, puzzles, and word plays / Martin Gardner. New York : Copernicus, 1996._____________. The unexpected hanging and other mathematical diversions : with a new afterword and expanded bibliography / Martin Gardner. Chicago : University of Chicago Press, 1991. _____________. Ah, Descobri! : Jogos e Diversões Matemáticas / Martin Gardner; trad. Ana Cristina dos Reis e Cunha. Lisboa : Gradiva, 1990. Huizinga, Johan. Homo ludens : o jogo como elemento da cultura / Johan Huizinga ; trad. Joao Paulo Monteiro. 5.ed Sao Paulo : Perspectiva, 2001. Pedersen, Roger E.. Game design foundations / Roger E. Pedersen.. 2.ed. Sudbury, MA : Wordware Pub., 2009. Shasha, Denis. Códigos, enigmas e Conspirações. RBA Coleccionables, 2008. Titulo original Shasha, Denis. Codes, Puzzles, and Conspiracy. W. W. Norton & Company, Inc. 1992. Outras Referências BibliográficasPedersen, Roger E.. Game design foundations / Roger E. Pedersen.. 2.ed. Sudbury, MA : Wordware Pub., 2009. Stewart, Ian Nicholas. Game, set and math enigmas and conundrums / Ian Stewart. Oxford : Basil Blackwell, 1989. Tahan, Malba. "O Homem que Calculava". RECORD. 2001. |