PUCSP - Tecnologia em Mídias Digitais - Dispositivos Móvies

Sobre a disciplina

Ementa

Arquitetura de sistemas móveis; linguagem de programação para sistemas móveis; modelo de negócio para sistemas móveis; modelos de desenvolvimento de sistemas móveis; plataformas de desenvolvimento para sistemas móveis.

Objetivos gerais

Capacitar o estudante para desenvolvimento sistemático de programas em códigos. Proporcionar competências e habilidades para que o aluno saiba utilizar, analisar e implementar programas de computador para solucionar problemas reais para dispositivos móveis.

Objetivos específicos

Conduzir gradativamente o aluno, ao longo do curso, a:
produzir soluções para dispositivos móveis;
compreender as arquiteturas envolvidas na comunicação entre os dispositivos.

Conteúdos programáticos

História dos dispositivos móveis.
Tipos de dispositivos móveis, características dos sistemas operacionais dos dispositivos móveis.
Padrões de conexão para os dispositivos.
Introdução plataforma de desenvolvimento “web-mobile” e Android.
Modelagem, projeto e implementação de soluções para sistemas móveis.

Metodologia

Os conteúdos da disciplina serão desenvolvidos por meio de estratégias didático-pedagógicas que incluem: aulas expositivas, leituras orientadas, aulas práticas em laboratório de microinformática, confecção de trabalhos e seminários pelos estudantes.

Avaliação

Para ser aprovado o aluno de verá atingir pelo menos 75% de presença em 17 semanas de aula e média igual ou superior a 5,0.
MF = (N1 + N2 +N3)/3
Onde:
N1 – Avaliação da parte escrita do projeto
N2 – Somatória das atividades em aula
N3 – Apresentação do trabalho final da disciplina

Notas


Planejamento semanal

Semana 1 

Apresentação da disciplina e planejamento das aulas.

Comentários sobre as avaliações do da disciplina.

Divisão dos grupos.

Semana 2

Paranorama geral sobre dispositivos móveis e suas aplicações.
Referência importantes:

Vejam o livro Mobile Developer's Guide to the Galaxy no final na bibliografia e a compilação do Vision Mobile em:

http://www.visionmobile.com/rsc/researchreports/VisionMobile-Developer_Economics_2011.pdf

Semana 3

Planejamento para um projeto mobile: jogos ou aplicações.

Elaboração da ideia de um projeto a ser desenvolvido durante o semestre.

Escrever um documento contendo os seguintes itens:

Objetivo do projeto:

Descrever o que é o projeto e o que se espera com do resultado dele

Público alvo: 

Que tipo de público está destinado o aplicativo? Por exemplo, todas as idades ou público preferencialmente masculino ou feminino. Definir o porque tem ou não uma certa restrição a um público alvo.

Plataforma a ser desenvolvida:

Descrever qual plataforma a ser desenvolvida e recursos a serem utilizados dessa plataforma.

Referências de outros aplicativos:

Analise de campo para o aplicativo:

Fazer um levantamento dos aplicativos existente ou que tipos de aplicativos podem ser analisados para o levantamento do desenvolvimento do aplicativo a ser desenvolvido.

Fazer uma tabela de características dos aplicativos e como eles implementam essas funcionalidades.

Tabela:

----------------------------------------------------------------------------------------

|Aplicativo |Característica 1|Característica 2|Característica 3|Característica 4|Característica 5|Característica N|

----------------------------------------------------------------------------------------

|                 |                         |                         |                        |                         |                         |                        |
|                 |                         |                         |                        |                         |                         |                        | 
|                 |                         |                         |                        |                         |                         |                        | 
|                 |                         |                         |                        |                         |                         |                        | 
|                 |                         |                         |                        |                         |                         |                        | 
|                 |                         |                         |                        |                         |                         |                        | 

Implementações a serem realizadas:

Listar as implementações a serem realizadas e atingíveis.


Planejamento do desenvolvimento:

Definir de forma macro o desenvolvimento. Se for e em equipe, dividir qual o foco de cada um no desenvolvimento, escolher somente um para cada etapa do desenvolvimento.

Montar um roteiro de um cronograma de desenvolvimento.


Exercício 1: Entregar o documento do projeto em um arquivo via compartilhamento de arquivos do Sugar Sync. 

                   No repositório compartilhar com radical da pasta compartilhada como TMDDispM2012

Semana 4

Definição dos detalhes dos trabalhos a serem desenvolvidos.

- Detalhar o desenvolvimento das interfaces do projeto

- Fluxo de telas do aplicativo

- Expandir e descrever com mais detalhes o documento da aula anterior

Exercício 2: Criar uma nova versão do documento de desenvolvimento no repositório do Sugar Sync.

Semana 5

Desenvolvimento de protótipos de interface para dispositivos móveis com MAQETTA.

Ver site: http://dojofoundation.org/projects/maqetta 

Exercício 3: Desenvolvimento dos protótipos de telas do projeto. Disponibilizar os protótipos de telas no repositório.

Semana 6

Bibliotecas e ferramentas para o desenvolvimento mobile.

Algumas bibliotecas para desenvolvimento de jogos:

http://gamequeryjs.com , http://www.limejs.com/ , http://www.kesiev.com/akihabara/ , http://www.effectgames.com/effect/ , http://gogomakeplay.com/gmp

Lista de várias engines de jogo em:

https://github.com/bebraw/jswiki/wiki/Game-Engines

Programação com o Processing:

Editor visual na Internet para gerar programas com processing: http://sketchpad.cc

Site do javascript Processing: http://processingjs.org/download/

PhoneGap ferramentas relacionadas:

http://phonegap.com/tools

Algumas ferramentas interessante:

http://joapp.com/

http://www.sencha.com (Exemplos: http://dev.sencha.com/deploy/touch/examples)

Exercício 3: Desenvolvimento dos protótipos de telas do projeto. Disponibilizar os protótipos de telas no repositório.

Semana 7

Ambiente de desenvolvimento Android:

- Ambiente de criação do projeto.

   Instalação das ferramentas Android:

    1) Android Software Development Kit (SDK): http://developer.android.com/sdk/installing.html

    2) Android Development Tools (ADT) para o Eclipse: http://developer.android.com/sdk/eclipse-adt.html

- Java / Eclipse.

    1) Instalação do SDK Java: http://www.oracle.com/technetwork/java/index.html

    2) Instalação do Eclipse: http://www.eclipse.org/downloads/

http://www.appsgeyser.com

https://build.phonegap.com/

Semana 8

Desenvolvimento de uma uma aplicação inicial na plataforma Android.

Semana 9

Desenvolvimento com a biblioteca PhoneGap.

Entendimento da biblioteca PhoneGap.

Exemplo de desenvolvimento com a biblioteca.

Semana 10

Organizando  o projeto para o desenvolvimento

Escolha de qual plataforma e bibliotecas serão utilizadas no desenvolvimento do aplicativo.

Semana 11

Desenvolvimento da interface do projeto

Exercicío 4: Entrega da interface do projeto.

Semana 12

Desenvolvimento das principais funcionalidades das interfaces e interação entre elas.

Exercicío 5: Entrega das principais funcionalidades da interface do projeto.

Semana 13

Desenvolvimento das principais funcionalidades da aplicação Android.

Exercício 6: Entrega das principais funcionalidades da aplicação Android.

Semana 14

Testes da aplicação.

Semana 15

Analise dos testes e mudanças necessárias no projeto.

Semana 16

Apresentação dos trabalhos.

Semana 17

Apresentação dos trabalhos.

Bibliografia básica

DEITEL, H. M; DEITEL, P. J. Java Como Programar, 6a. ed. Pearson-Prentice Hall, 2006.

LECHETA, RICARDO R., Google Android - Aprenda A Criar Aplicações Para

Dispositivos Móveis Com O Android Sdk, Novatec, 2010.

Enough Software, 9th edition Don’t Panic Mobile Developer’s Guide to the Galaxy, Germany, 2011

Gratuito em: http://www.enough.de/products/mobile-developers-guide/download


Bibliografia complementar

STARK, JONATHAN, Building Android Apps with HTML, CSS, and JavaScript, O'Reilly, 2010.

Lee, Wei-Meng, Beginning Android Application Development, Wrox, 2011.

Referências na Internet


Evento sobre mobile