Atividades e avaliação: As atividades durante o semestre irão compor a média final da disciplina. As atividades estão divididas em quatro notas, a primeira nota com a criação de jogos e análise de puzzles em sala de aula, a segunda nota com a apresentação da análise detalhada dos puzzles existentes em jogos digitais, a terceira nota será a parte escrita da pesquisa sobre os jogos apresentados e analisados e a quarta nota será uma avaliação individual dada em sala de aula. As notas 1, 2 e 3 serão realizadas em grupos. Somente a 4 será individual. A Nota 1 será a somatória de atividades desenvolvidas em sala dividido pela quantidade de atividades desenvolvidas em sala de aula. Valor total de 0 a 10. A Nota 2 será a elaboração de análise de alguns puzzles de alguns jogos escolhidos. Valor total de 0 a 10. A Nota 3 será analisada a parte escrita do puzzles analisados. Valor total de 0 a 10. A Nota 4 será realizada uma avaliação individual sem consulta sem em sala de aula. Valor total de 0 a 10. A média final será a soma das duas notas dividido por 4, ou seja, MF = (Nota1 + Nota2 + Nota3 + Nota4) / 4. Para a atividade dos puzzles, no dia da apresentação, é importante a entrega do documento digital da parte escrita e a apresentação realizada. No documento o grupo de alunos devem analisar os puzzles de no mínimo de 5 jogos, os jogos devem ser sobre jogos digitais, para cada jogo deveremos abordar os pontos colocados no arquivo que está no final desta página. Na atividade sobre a análise dos jogos digitais vão ser realizadas em grupos onde cada integrante deve ser responsável por apresentar um jogo a ser sorteado no dia da apresentação. No dia da apresentação trazer os jogos a serem apresentados em um laptop previamente configurado. Caso o jogos escolhidos sejam de um console, se possível, trazer um console para demonstrar no dia ou vídeos que exemplifiquem os puzzles e lógicas dos jogos analisados. OBSERVAÇÃO: OS JOGOS ESCOLHIDOS PARA AS ANÁLISES EM CADA GRUPO DEVEM SER DIFERENTES, OU SEJA, DOIS GRUPOS NÃO PODEM ANALISAR SOBRE OS MESMOS JOGOS. Grupos e Notas: Calendário e planejamento das aulas por semana: Principais tópicos das aulas: Tópico 1 Apresentação da disciplina. Tópico 2 Tipos e categorias de puzzles, como podemos identifica-los nos jogos. Ver no XEROX: Capítulo 3 sobre Puzzle Design. Do tópico 3 ao 5 a seguir será analisado "jogos" e "problemas clássicos" com um foco para um dos tipos de modelos de puzzles/lógicas de jogo. Itens da atividade durante os estudos dos tipos de puzzles: 1) Como se dá (puzzle) estudada da atividade nos jogos apresentados, descreva o contexto e como é construída a mecânica(puzzle)? 2) Faça uma possível proposta de troca de um estilo de jogo de tabuleiro e um jogo digital apresentado mantendo a mesma mecânica(puzzle) estudada. Pode ser que outras mecânicas ou estrutura do jogo tenham que ser mudadas. É importante que nas atividades os alunos tentem pesquisar outros jogos digitais ou de tabuleiro além dos sugeridos nos tópicos abaixo. Observação: todos os grupos devem fazer uma apresentação dos itens na terceira semana de estudo de cada tópico. Cada atividade valerá 1 ponto de atividade. Tópico 3 Jogando e identificando as principais características de jogos Enigmas (Riddles). Jogando e identificando as principais características de jogos Pensamentos Laterais (Lateral Thinking). Ver no Xerox: Henry E. Dudney pag 140 a 259 Enigmas de Sherazade 19. O problema do Octopélago Jogos digitais: Carmen San Diego, Trauma, Windowsill, Zork, Myst Riven, Sam and MAX, AAtest, Boulder Bash, The Incrediable Machine, Lost Vikings, Toki Tori, Botanicula, Jogos de MSX: Monkey Academia Jogos digitais gratuitos: The Kite: (http://www.desura.com/games/the-kite) Olav & the Lute: (http://www.desura.com/games/olavandthelute) Donald Dowell and The Ghost of Barker Manor: (http://www.desura.com/games/donald-dowell-and-the-ghost-of-barker-manor) Berret (http://www.desura.com/games/beret) Ar-K: (http://www.desura.com/games/ar-k) Dragon Sphere (http://www.gog.com/game/dragonsphere) Jogos de tabuleiro: Backgammon (http://www.bkgm.com/rules/Portugese/rules.html) Mastermind ou Senha: http://www.familiajogajunto.com.br/regras/images/regras/1102010121231.pdf Tópico 4 Jogando e identificando as principais características de jogos Raciocínio espacial (Spatial Reasoning). Jogando e identificando as principais características de jogos de Reconhecimento de padrões (Pattern Recognition). Jogos digitais: Prince of Persia (versão online: http://www.malhanga.com/_games/pp/) Doom, Half Life, Counter Strike, Heretic, Duke Nuken, (Jogos tipo FPS que precisam abrir portões e gatilhos para passar por labirintos) Tetris, Jogos de MSX: H.E.R.O., Magical Tree, The Maze Of Galious, Penguin Adventure Jogos digitais gratuitos: 2x0ng (site: http://www.desura.com/games/2x0ng) Zeitgeist (site: http://www.desura.com/games/zeitgeistpuzzlegame) Dimension-Jump: (http://www.desura.com/games/dimension-jump) Blendimals (http://www.desura.com/games/blendimals) Moinho ou Trilha: http://www.luduscience.pt/regras/moinho.pdf Backgammon (http://www.bkgm.com/rules/Portugese/rules.html) Curiosidade: Ver a daptação do jogo de xadrez do livro "Alice no Pais das Maravilhas de Lewis Carrol" para um jogo de tabuleiro: Tópico 5 Jogando e identificando as principais características de jogos de Padrão de sequência lógica (Logic). Jogando e identificando as principais características de jogos de Exploração (Exploration). Jogando e identificando as principais características de jogos de Utilização de itens (Item Use). Jogos digitais Papo & Yo: (http://www.weareminority.com/papo-yo/) Monkey Island 1,2,3,4,5..., (Monkey 1 - http://www.youtube.com/watch?v=fd5fH0TAgjI) Sam and Max, (http://www.youtube.com/watch?v=s_L56uuzh54) Day of the Tentacle, (http://www.youtube.com/watch?v=XAjjdfSSaWo) Grim Fandango, (http://www.youtube.com/watch?v=LPJFt5IOy1E) (Versão Remastered: http://grimremastered.com/) Broken Sword 1,2,3... (Broken Sword: Shadow of Templars - http://www.youtube.com/watch?v=3FOFc9RXICU) Machinarium Jogos MSX: Kinght Lore Head Over Heels Jogos digitais gratuitos: StartBolita: (http://www.desura.com/games/startbolita) Process: (http://www.desura.com/games/process) One Late Night: (http://www.desura.com/games/one-late-night) Head over Heels MSX Remake: (http://retrospec.sgn.net/game-links.php?link=hoh) Kinght Lore MSX Remake: (http://retrospec.sgn.net/game/kl) Jogos de tabuleiro: BANG! ou Mafia Vinhos - Vintage (http://www.mesaboardgames.pt/index.php/pt/articles/regras-dos-jogos/vintage) Tópico 5 Atividade individual: Material para a atividade: o aluno deverá estudar sobre os 7 tipos de puzzles apresentados e os jogos vistos em sala de aula. Bibliografia: * Bates, Bob. "Game Design". Course Technology PTR; 2 edition. 2004. ISBN: 1592004938 * Brathwaite, Breanda & Schreiber, Ian. "Challenges for game designers". Cengage Learning, 2009, ISBN: 158450580X Gardner, Martin. The universe in a handkerchief : Lewis Carroll's mathematical recreations, games, puzzles, and word plays / Martin Gardner. New York : Copernicus, 1996. _____________. The unexpected hanging and other mathematical diversions : with a new afterword and expanded bibliography / Martin Gardner. Chicago : University of Chicago Press, 1991. _____________. Ah, Descobri! : jogos e diversoes matematicas / Martin Gardner; trad. Ana Cristina dos Reis e Cunha. Lisboa : Gradiva, 1990. Huizinga, Johan. Homo ludens : o jogo como elemento da cultura / Johan Huizinga ; trad. Joao Paulo Monteiro. 5.ed Sao Paulo : Perspectiva, 2001. Pedersen, Roger E.. Game design foundations / Roger E. Pedersen.. 2.ed. Sudbury, MA : Wordware Pub., 2009. Stewart, Ian Nicholas. Game, set and math enigmas and conundrums / Ian Stewart. Oxford : Basil Blackwell, 1989. TAHAN, MALBA. "O Homem que Calculava". RECORD. 2001. ISBN: 8501061964 Shasha, Denis. Códigos, enigmas e Conspirações. RBA Coleccionables, 2008. Titulo original Shasha, Denis. Codes, Puzzles, and Conspiracy. W. W. Norton & Company, Inc. 1992. Schell, Jesse. A arte de game design : o livro original / Jesse Schell; trad. Edson Furmankiewicz. Rio de Janeiro : Elsevier, 2011. * Salen, Katie. Zimmerman , Eric. The Game design reader : a rules of play anthology / edited by Katie Salen and Eric Zimerman.. Cambridge, Mass. : MIT Press, 2006. * Bibliografia básica do curso. Outras referências: Classificação de puzzles: Retro Games gratuitos: Referências de jogos de tabuleiro: Jogos para imprimir: Forum de jogos de tabuleiro: |