PUCSP - Puzzles Games e Lógica 1º Semestre de 2015

Atividades e avaliação:
As atividades durante o semestre irão compor a média final da disciplina. 

As atividades estão divididas em quatro notas, a primeira nota com a criação de jogos e análise de puzzles em sala de aula, a segunda nota com a apresentação da análise detalhada dos puzzles existentes em jogos digitais, a terceira nota será a parte escrita da pesquisa sobre os jogos apresentados e analisados e a quarta nota será uma avaliação individual dada em sala de aula.

As notas 1, 2 e 3 serão realizadas em grupos. Somente a 4 será individual.

A Nota 1 será a somatória de atividades desenvolvidas em sala dividido pela quantidade de atividades desenvolvidas em sala de aula. Valor total de 0 a 10.
A Nota 2 será a elaboração de análise de alguns puzzles de alguns jogos escolhidos. Valor total de 0 a 10.
A Nota 3 será analisada a parte escrita do puzzles analisados. Valor total de 0 a 10. 
A Nota 4 será realizada uma avaliação individual sem consulta sem em sala de aula. Valor total de 0 a 10. 

A média final será a soma das duas notas dividido por 4, ou seja, MF = (Nota1 + Nota2 + Nota3 + Nota4) / 4.

Para a atividade dos puzzles, no dia da apresentação, é importante a entrega do documento digital da parte escrita e a apresentação realizada.

No documento o grupo de alunos devem analisar os puzzles de no mínimo de 5 jogos, os jogos devem ser sobre jogos digitais, para cada jogo deveremos abordar os pontos colocados no arquivo que está no final desta página.

Na atividade sobre a análise dos jogos digitais  vão ser realizadas em grupos onde cada integrante deve ser responsável por apresentar um jogo a ser sorteado no dia da apresentação.

No dia da apresentação trazer os jogos a serem apresentados em um laptop previamente configurado.

Caso o jogos escolhidos sejam de um console, se possível, trazer um console para demonstrar no dia ou vídeos que exemplifiquem os puzzles e lógicas dos jogos analisados.

OBSERVAÇÃO: OS JOGOS ESCOLHIDOS PARA AS ANÁLISES EM CADA GRUPO DEVEM SER DIFERENTES, OU SEJA, DOIS GRUPOS NÃO PODEM ANALISAR SOBRE OS MESMOS JOGOS.

Grupos e Notas:


Calendário e planejamento das aulas por semana:


Principais tópicos das aulas:

Tópico 1
Apresentação da disciplina.

Tópico 2
Tipos e categorias de puzzles, como podemos identifica-los nos jogos.
Ver no XEROX:
Capítulo 3 sobre Puzzle Design.

Do tópico 3 ao 5 a seguir será analisado "jogos" e "problemas clássicos" com um foco para um dos tipos de modelos de puzzles/lógicas de jogo. 

Itens da atividade durante os estudos dos tipos de puzzles:
1) Como se dá (puzzle) estudada da atividade nos jogos apresentados, descreva o contexto e como é construída a mecânica(puzzle)?

2) Faça uma possível proposta de troca de um estilo de jogo de tabuleiro e um jogo digital apresentado mantendo a mesma mecânica(puzzle) estudada. Pode ser que outras mecânicas ou estrutura do jogo tenham que ser mudadas.

É importante que nas atividades os alunos tentem pesquisar outros jogos digitais ou de tabuleiro além dos sugeridos nos tópicos abaixo.

Observação: todos os grupos devem fazer uma apresentação dos itens na terceira semana de estudo de cada tópico. Cada atividade valerá 1 ponto de atividade.

Tópico 3
Jogando e identificando as principais características de jogos Enigmas (Riddles).
Jogando e identificando as principais características de jogos Pensamentos Laterais (Lateral Thinking).
Ver no Xerox:
Henry E. Dudney pag 140 a 259
Enigmas de Sherazade
19. O problema do Octopélago

Jogos digitais:
Carmen San Diego, 
Trauma, 
Windowsill, 
Zork,
Myst Riven,
Sam and MAX, 
AAtest, 
Boulder Bash, 
The Incrediable Machine, 
Lost Vikings,
Toki Tori,
Botanicula,
Jogos de MSX:
Monkey Academia


Jogos digitais gratuitos:

Jogos de tabuleiro:

Tópico 4
Jogando e identificando as principais características de jogos Raciocínio espacial (Spatial Reasoning).
Jogando e identificando as principais características de jogos de Reconhecimento de padrões (Pattern Recognition).


Jogos digitais:
Prince of Persia (versão online: http://www.malhanga.com/_games/pp/)
Doom, Half Life, Counter Strike, Heretic, Duke Nuken,  (Jogos tipo FPS que precisam abrir portões e gatilhos para passar por labirintos)
Tetris,
Jogos de MSX:
H.E.R.O., Magical Tree, The Maze Of Galious, Penguin Adventure

Jogos digitais gratuitos:
Zeitgeist (site: http://www.desura.com/games/zeitgeistpuzzlegame)

Jogos de mesa:
Jogos de VAZA:
     Sueca (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sueca_%28jogo_de_cartas%29)

Curiosidade:
Ver a daptação do jogo de xadrez do livro "Alice no Pais das Maravilhas de Lewis Carrol" para um jogo de tabuleiro:
Tópico 5
Jogando e identificando as principais características de jogos de Padrão de sequência lógica (Logic).
Jogando e identificando as principais características de jogos de Exploração (Exploration).
Jogando e identificando as principais características de jogos de Utilização de itens (Item Use).

Jogos digitais
Monkey Island 1,2,3,4,5..., (Monkey 1 - http://www.youtube.com/watch?v=fd5fH0TAgjI)
Grim Fandango, (http://www.youtube.com/watch?v=LPJFt5IOy1E) (Versão Remastered: http://grimremastered.com/)
Broken Sword 1,2,3... (Broken Sword: Shadow of Templars - http://www.youtube.com/watch?v=3FOFc9RXICU)

Machinarium
Jogos MSX:
Kinght Lore
Head Over Heels

Jogos digitais gratuitos:
Kinght Lore MSX Remake: (http://retrospec.sgn.net/game/kl)

Jogos de tabuleiro:
BANG! ou Mafia 

Tópico 5
Atividade individual:
Material para a atividade: o aluno deverá estudar sobre os 7 tipos de puzzles apresentados e os jogos vistos em sala de aula.

Bibliografia:

* Bates, Bob. "Game Design". Course Technology PTR; 2 edition. 2004. ISBN: 1592004938

* Brathwaite, Breanda & Schreiber, Ian. "Challenges for game designers". Cengage Learning, 2009, ISBN: 158450580X

Gardner, Martin. The universe in a handkerchief : Lewis Carroll's mathematical recreations, games, puzzles, and word plays / Martin Gardner. New York : Copernicus, 1996.

_____________. The unexpected hanging and other mathematical diversions : with a new afterword  and expanded bibliography / Martin Gardner. Chicago : University of Chicago Press, 1991.

_____________. Ah, Descobri! : jogos e diversoes matematicas / Martin Gardner; trad. Ana  Cristina dos Reis e Cunha. Lisboa : Gradiva, 1990.

Huizinga, Johan. Homo ludens : o jogo como elemento da cultura / Johan Huizinga ; trad. Joao Paulo Monteiro. 5.ed Sao Paulo : Perspectiva, 2001.

Pedersen, Roger E.. Game design foundations / Roger E. Pedersen.. 2.ed. Sudbury, MA : Wordware Pub., 2009.

Stewart, Ian Nicholas. Game, set and math enigmas and conundrums / Ian Stewart. Oxford : Basil Blackwell, 1989.

TAHAN, MALBA. "O Homem que Calculava". RECORD. 2001. ISBN: 8501061964

Shasha, Denis.  Códigos, enigmas e Conspirações. RBA Coleccionables, 2008. Titulo original Shasha, Denis.  Codes, Puzzles, and Conspiracy. W. W. Norton & Company, Inc. 1992. 

Schell, Jesse. A arte de game design : o livro original / Jesse Schell; trad. Edson Furmankiewicz. Rio de Janeiro : Elsevier, 2011.

* Salen, Katie. Zimmerman , Eric. The Game design reader : a rules of play anthology / edited by Katie Salen and Eric Zimerman.. Cambridge, Mass. : MIT Press, 2006.

* Bibliografia básica do curso.

Outras referências:
Classificação de puzzles:

Retro Games gratuitos:

Referências de jogos de tabuleiro:
Jogos para imprimir:

Forum de jogos de tabuleiro:


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Mário Madureira Fontes,
11 de mai de 2015 06:48
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Mário Madureira Fontes,
1 de fev de 2014 21:09
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17 de fev de 2014 03:09
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