Ementa: Arquitetura de jogos para dispositivos móveis; linguagens de programação para desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis; modelos de desenvolvimento de de jogos para dispositivos móveis; plataformas de desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis. Objetivos: Capacitar o estudante para desenvolvimento de uma análise de um projeto em jogos para dispositivos moveis. Proporcionar competências e habilidades para que o aluno saiba utilizar, analisar e implementar jogos para dispositivos móveis. Conduzir gradativamente o aluno, ao longo do curso, a: - produzir um game design document para dispositivos móveis; - compreender as arquiteturas envolvidas na comunicação entre os dispositivos; - projetar a arquitetura do desenvolvimentos do jogos nos dispositivos; Avaliação: O trabalho final será a apresentação de um documento especificando um jogo para dispositivo mobile e um protótipo/esboço do jogo desenvolvido aplicando os conteúdos aprendidos em sala de aula. Para ser aprovado o aluno de verá atingir pelo menos 75% de presença em 20 semanas de aula e média igual ou superior a 5,0. MF = (N1 + N2 +N3)/3 Onde: N1 – Avaliação da parte escrita do projeto N2 – Somatória das atividades em aula N3 – Apresentação do trabalho final da disciplina Conteúdo programático: História dos dispositivos móveis. Tipos de dispositivos móveis, características dos sistemas operacionais dos dispositivos móveis. Padrões de conexão para os dispositivos. Introdução as plataformas de desenvolvimento mobile. Modelagem, projeto e implementação de soluções para dispositivos móveis. Grupo 1 Anderson Joaquim Goncalves Santi Henrique Silva Florencio Guilherme Maciel Vinci Andre Trugillo Monello Henrique Berezovsky Garcia Grupo 2 Gianpaolo Soderini Ferracciu Lucas Augusto Bellini Marco Antonio Bernardi Nilson Kawakami Junior Rodolfo Melanda Conde Grupo 3: Caio Correia Januario Nathan Marques Burghi Renan Furukawa Coyado Thomaz Okamoto Yamakami Planejamento semanal: Semana 1: Apresentação da disciplina Semana 2: Mercado mobile e contextualização histórica dos dispositivos mobiles. link para a apresentação: http://www.mario.pro.br/01 - Historico Mobile.pdf Semana 3: Ambientes de desenvolvimentos mobiles. Semana 4: Analise de aplicativos. link para a apresentação: http://www.mario.pro.br/02 - Aplicativos para Dispositivos móveis.pdf Semana 5: Analise de jogos. link para a apresentação: http://www.mario.pro.br/03 - Jogos para dispositivos Mobile.pdf Semana 6: Foco para o desenvolvimento de dispositivos móveis versus desenvolvimento desktop e console. Semana 7: Arquitetura Games para dispositivos móveis ( Inputs e dispositivos) Semana 8: GDD Mobile: Semana 9: GDD Mobile: Semana 10: App Inventor - criação de um protótipo de telas. Semana 11: App Inventor - criação de um protótipo de telas. Semana 12: Desenvolvimento Android com SDK Semana 13: Desenvolvimento Android com SDK Semana 14: Desenvolvimento Unity Semana 15: Desenvolvimento Unity Semana 16: Desenvolvimento Unity Semana 17: Desenvolvimento dos projetos e tira dúvidas. Semana 18: Desenvolvimento dos projetos e tira dúvidas. Semana 19: Apresentação dos trabalhos. Semana 20: Revisão de notas. |