PUCSP - Desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis

Ementa:
Arquitetura de jogos para dispositivos móveis; linguagens de programação para desenvolvimento de 
jogos para dispositivos móveis; modelos de desenvolvimento de de jogos para dispositivos móveis; 
plataformas de desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.

Objetivos:
Capacitar o estudante para desenvolvimento de uma análise de um projeto em jogos para dispositivos
moveis. Proporcionar competências e habilidades para que o aluno saiba utilizar, analisar e 
implementar jogos para dispositivos móveis.
Conduzir gradativamente o aluno, ao longo do curso, a:
- produzir um game design document para dispositivos móveis;
- compreender as arquiteturas envolvidas na comunicação entre os dispositivos;
- projetar a arquitetura do desenvolvimentos do jogos nos dispositivos;

Avaliação:
O trabalho final será a apresentação de um documento especificando um jogo para dispositivo mobile e um protótipo/esboço do jogo desenvolvido aplicando os conteúdos aprendidos em sala de aula.
Para ser aprovado o aluno de verá atingir pelo menos 75% de presença em 20 semanas de aula e 
média igual ou superior a 5,0.
MF = (N1 + N2 +N3)/3
Onde:
N1 – Avaliação da parte escrita do projeto
N2 – Somatória das atividades em aula
N3 – Apresentação do trabalho final da disciplina

Conteúdo programático:
História dos dispositivos móveis.
Tipos de dispositivos móveis, características dos sistemas operacionais dos dispositivos móveis.
Padrões de conexão para os dispositivos.
Introdução as plataformas de desenvolvimento mobile.
Modelagem, projeto e implementação de soluções para dispositivos móveis.

Grupo 1
Anderson Joaquim Goncalves Santi
Henrique Silva Florencio
Guilherme Maciel Vinci
Andre Trugillo Monello
Henrique Berezovsky Garcia

Grupo 2
Gianpaolo Soderini Ferracciu
Lucas Augusto Bellini
Marco Antonio Bernardi
Nilson Kawakami Junior
Rodolfo Melanda Conde

Grupo 3:
Caio Correia Januario
Nathan Marques Burghi
Renan Furukawa Coyado
Thomaz Okamoto Yamakami

Planejamento semanal:

Semana 1:
Apresentação da disciplina

Semana 2:
Mercado mobile e contextualização histórica dos dispositivos mobiles.
Semana 3:
Ambientes de desenvolvimentos mobiles.

Semana 4:
Analise de aplicativos.
Semana 5:
Analise de jogos.

Semana 6:
Foco para o desenvolvimento de dispositivos móveis versus desenvolvimento desktop e console.

Semana 7:
Arquitetura Games para dispositivos móveis ( Inputs e dispositivos)

Semana 8:
GDD Mobile:

Semana 9:
GDD Mobile:

Semana 10:
App Inventor - criação de um protótipo de telas.

Semana 11:
App Inventor - criação de um protótipo de telas.

Semana 12:
Desenvolvimento Android com SDK

Semana 13:
Desenvolvimento Android com SDK

Semana 14:
Desenvolvimento Unity

Semana 15:
Desenvolvimento Unity

Semana 16:
Desenvolvimento Unity

Semana 17:
Desenvolvimento dos projetos e tira dúvidas.

Semana 18:
Desenvolvimento dos projetos e tira dúvidas.

Semana 19:
Apresentação dos trabalhos.

Semana 20:
Revisão de notas.