Ementa: Arquitetura de sistemas móveis; linguagem de programação para sistemas móveis; modelo de negócio para sistemas móveis; modelos de desenvolvimento de sistemas móveis; plataformas de desenvolvimento para sistemas móveis. Objetivos gerais: Capacitar o estudante para desenvolvimento sistemático de programas em códigos. Proporcionar competências e habilidades para que o aluno saiba utilizar, analisar e implementar programas de computador para solucionar problemas reais para dispositivos móveis. Objetivos específicos: Conduzir gradativamente o aluno, ao longo do curso, a: - produzir soluções para dispositivos móveis; - compreender as arquiteturas envolvidas na comunicação entre os dispositivos. Avaliação: O trabalho final será a apresentação de um documento especificando um jogo para dispositivo mobile e um protótipo/esboço do jogo desenvolvido aplicando os conteúdos aprendidos em sala de aula. Para ser aprovado o aluno de verá atingir pelo menos 75% de presença em 20 semanas de aula e média igual ou superior a 5,0. MF = (N1 + N2 +N3)/3 Onde: N1 – Avaliação individual N2 – Somatória das atividades em aula N3 – Apresentação do trabalho final da disciplina e avaliação da parte escrita do projeto Nota: Planejamento semanal: Bibliografia Básica: ENOUGH SOFTWARE, 14th edition Don’t Panic Mobile Developer’s Guide to the Galaxy, Germany, 2014. Disponível em: http://www.enough.de/fileadmin/uploads/dev_guide_pdfs/MobileDevGuide_14th.pdf LECHETA, RICARDO R., Google Android - Aprenda A Criar Aplicações Para Dispositivos Móveis Com O Android Sdk, Novatec, 2010. Silva, Maurício S. - jQuery Mobile: Desenvolva aplicações web para dispositivos móveis com HTML5, CSS3, AJAX, jQuery e jQuery UI- Novatec, 2012. Bibliografia Complementar: DEITEL, H. M; DEITEL, P. J. Java Como Programar, 6a. ed. Pearson-Prentice Hall, 2006.FRIESEN, JEFF, Learn Java for Android Development, Apress, 2011. LEE, WEI-MENG, Beginning Android Application Development, Wrox, 2011. OEHLMAN, DAMON. BLANC, SÉBASTIEN. Aplicativos Web Pro Android - Desenvolvimento Pro Android Usando HTML5, CSS3 & JavaScript Editora Ciência Moderna, 2012 Finnegan, Thomas. Unity Android Game Development by Example Beginner's Guide. Packt Publishing. 2013. Olson, Scott; Hunter, John; Horgen, Ben; Goers, Kenny - Professional Cross-Platform Mobile Development in C# - John Wiley & Sons, Inc., 2012 Links: Phonegap: http://phonegap.com/install/ AppInventor: http://appinventor.mit.edu/explore/ |