Objetivos Gerais: A oficina desenvolverá jogos dentro do contexto do curso e abordar o emprego de jogos para criação de diferentes mídias, criação de ambientes interativos. Serão utilizados analisados diversos jogos em seus diversos suportes tecnológicos e as suas estruturas de comunicação e mostradas as suas funções dentro do contexto das mídias, bem como as possibilidades de sua utilização em projetos. Objetivos Específicos: Identificar, classificar e conceituar os jogos; • Avaliar a importância, o sentido e a pertinência dos jogos no contexto das tecnologias nas mídias; • Desenvolver atividades de trabalho auto-reguladas de identificação, acompanhamento e análise da comunicação de jogos; • Desenvolver projetos de jogos orientados a conceitos na área da comunicação. Conteúdo Programático: • Desenvolvimento de um jogo • Entender as diferentes necessidades para se desenvolver um jogo • Planejar de forma geral um projeto de um jogo. Metodologia: • Discussão de textos • Discussão e vivência de tipos dos jogos. • Registros e criação de vídeo com elementos de jogos. • Aulas expositiva. Análise crítica de jogo. Critérios de Avaliação: Continuada, englobando atividades desenvolvidas e sala de aula. A nota será dividia composta por 4 atividades a serem desenvolvidas. Cronograma: Bibliografia Básica: Gosciola, Vicente – Roteiro para as novas midias : do game a TV interativa – SENAC, 2003. Huizinga, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Editora da Universidade de S. Paulo, Editora Perspectiva, 1971. Salen, Katie. Zimmerman, Eric – Rules of play : game design fundamentals – Cambridge : MIT, 2004. Schell, Jesse – A Arte de Game Design – Elsevier – 2011. Breand, Brenda. Schreiber, Ian – Challenges for Game Designers – Cengage Learning, 2009. Bibliografia Complementar: Bates, Bob. – Game design – New York : Course Technology, 2004. Batllori, Jorge – Jogos para Treinar o Cérebro, Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas – Sociais. Madras – 2003. Moran, Patrícia – Machinima – Patrícia moran(org.), Janaina Patrocinio (org.). – São Paulo – CINUSP, 2011. Rogers, Scott. Level Up! Um guia para o design de grandes jogos. Bluncher, 2013. Salen, Katie.Zimerman, Eric – The Game design reader : a rules of play anthology – Cambridge, Mass. MIT Press, 2006. Schuytema, Paul. Design de Games: Uma abordagem prática. Cengage Learning, 2008. Santos, Pedro & Prada, Rui. Design e Desenvolvimento de Jogos, Fca, 2014. Zagalo, Nelson. "Videojogos em Portugal: História, Tecnologia e Arte." FCA, 2013. |