Desenvolvimento de Jogos Digitais

Objetivos Gerais: 
A oficina desenvolverá jogos dentro do contexto do curso e abordar o emprego de jogos para criação de diferentes mídias, criação de ambientes interativos. Serão utilizados analisados diversos jogos em seus diversos suportes tecnológicos e as suas estruturas de comunicação e mostradas as suas funções dentro do contexto das mídias, bem como as possibilidades de sua utilização em projetos. 

Objetivos Específicos:
Identificar, classificar e conceituar os jogos;
• Avaliar a importância, o sentido e a pertinência dos jogos no contexto das tecnologias nas
mídias;
• Desenvolver atividades de trabalho auto-reguladas de identificação, acompanhamento e análise da comunicação de jogos;
• Desenvolver projetos de jogos orientados a conceitos na área da comunicação.

Conteúdo Programático:
 Desenvolvimento de um jogo
• Entender as diferentes necessidades para se desenvolver um jogo
• Planejar de forma geral um projeto de um jogo.

Metodologia:
• Discussão de textos
• Discussão e vivência de tipos dos jogos.
• Registros e criação de vídeo com elementos de jogos.
• Aulas expositiva. Análise crítica de jogo.

Critérios de Avaliação:
Continuada, englobando atividades desenvolvidas e sala de aula. A nota será dividia composta por 4 atividades a serem desenvolvidas.
 



Cronograma:


Bibliografia Básica:
Gosciola, Vicente – Roteiro para as novas midias : do game a TV interativa – SENAC, 2003.

Huizinga, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Editora da Universidade de S. Paulo, Editora Perspectiva, 1971.

Salen, Katie. Zimmerman, Eric – Rules of play : game design fundamentals – Cambridge : MIT,
2004.

Schell, Jesse – A Arte de Game Design – Elsevier – 2011.

Breand, Brenda. Schreiber, Ian – Challenges for Game Designers – Cengage Learning, 2009.

Bibliografia Complementar:

Bates, Bob. – Game design – New York : Course Technology, 2004.

Batllori, Jorge – Jogos para Treinar o Cérebro, Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas – Sociais. Madras – 2003.

Moran, Patrícia – Machinima – Patrícia moran(org.), Janaina Patrocinio (org.). – São Paulo – CINUSP, 2011.

Rogers, Scott. Level Up! Um guia para o design de grandes jogos. Bluncher, 2013.

Salen, Katie.Zimerman, Eric – The Game design reader : a rules of play anthology – Cambridge, Mass. MIT Press, 2006.

Schuytema, Paul. Design de Games: Uma abordagem prática. Cengage Learning, 2008.

Santos, Pedro & Prada, Rui. Design e Desenvolvimento de Jogos, Fca, 2014.

Zagalo, Nelson. "Videojogos em Portugal: História, Tecnologia e Arte." FCA, 2013.