Ementa: A partir do reconhecimento da diversidade humana para a aprendizagem, a disciplina busca, por meio da análise de jogos diversos, as possibilidades para a construção do conhecimento dos usuários e os múltiplos recursos que os ambientes virtuais oferecem para os processos de ensino e de aprendizagem. Objetivo geral: Conhecer, analisar e avaliar o processo de Aprendizagem Em Ambientes Virtuais a partir da utilização de jogos e suas estratégias e dos ambientes multiusuários. Metodologia: Aulas expositivas, com interação dialógica a partir das experiências e dos estudos/pesquisas dos discentes. Análise de ambientes virtuais e de jogos. Avaliação: Será realizado em 4 grupos: 3 grupos de 5 e 1 grupo de 4. Cada grupo deverá entregar um ambiente virtual de Minecraft baseado em uma proposta de ensino de um assunto a ser escolhido em sala de aula. Deverá ser realizado uma apresentação e a entrega da mesma, para o professor, no final do semestre. A nota de atividade será a média das atividades realizadas durante o semestre e uma outra nota de apresentação. A média final é a média da nota de atividades com a nota de apresentação. MF = (NAtv + NApre) /2 Na construção do ambiente virtual criado deve ser único e realizado em sala de aula. Na apresentação deverá conter: 1) Descrever e contextualizar o assunto escolhido 2) Descrever para qual público alvo será submetido esse ambiente de ensino educacional 3) Descrever como seria um exemplo de "aula/interação" dos alunos nesse ambiente. Assuntos para o desenvolvimento das atividades no Minecraft. GEOGRAFIA PLANTAÇÂO CRIAÇÃO de ANIMAIS HISTÓRIA ARTE, ESCULTURA QUÍMICA MITOS E LENDAS Notas e avaliação: Planejamento das aulas: Bibliografia Básica: CASTRO, Norida Teotônio ,A Função Reguladora do Lúdico, São Paulo: LCTE, 2010 JENKINS, Henry, Cultura da Convergência , trad Susana Alexandria, ed2a. São Paulo: Alpeh,2009 FREITAS DE SARA, Maharg, Digital Games and Learnig,London:Continuumbook,2011 MATTAR, João. Games em educação: como nativos digitais aprendem, São Paulo, Pearson Prentice Hall,2010. SANTAELLA, Lucia; Feitoza, Marina( org), O mapa do Jogo , Cengage,2008 exs. VILA, Magda; Falcão Paula, Focalização de Jogos em T&D, Rio de Janeiro:Quality,2002 Bibliografia Complementar: BARBOSA, Rommel Melgaço(org), Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Porto Alegre: Artmed, 2005. HUIZINGA, Johan - Homo Ludens - O jogo como elemento da cultura, Perspectiva, São Paulo, 1999 KOSTER, Raph - A Theory of Fun for Game Design - Paraglyph Press, EUA, 2004 SCHELL, Jesse. A arte de game design:o livro original trad. Edson Furmankiewicz. Rio de Janeiro:Elsevier,2011. 000265798 . Pardew, Les. Basic Drawing for Games. Boston : Thomson Course Technology, 2006. Referencias na Internet: Scracth: http://beta.scratch.mit.edu (vesão beta 2.0) Scracth Edu: Sobre uso do Minecraft em educação: Adventure Mod: Golen Iron Farm: XP Farm: Minecraft Wiki Carregador de mods: Vários Mods para o Minecraft 1.5.2 Texturas para o Minecraft 1.5.2: Mods interessantes: Mod de dinossauros e outros animais. Myst Minecraft Adventure Island Lidwurnm Guitarra: Comandos para o Minecraft: Editores para o Minecraft: Criação de mods no Minecraft: Download de todos os filtros para o Minecraft Tutoriais interessantes sobre o MCEdit Criação de Mobs com Filtros: Biomas customizados Mobs customizados: Criação de spawn de blocos com filtros: MCEdit filtros para criação de estruturas gigantes/organicas: Ideia para premiação no final de uma aventura: Cabeça do Notch Cabeça do Jeb Projeto ARCA - Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem. Disponível pelo endereço: http://penta.ufrgs.br/pgie/arca/arca3.htm . Consultado em 05 de abril de 2007. |