PUCSP - Processos de Ensino e Aprendizagem para Jogos e Ambiente Multiusuários

Ementa:
A partir do reconhecimento da diversidade humana para a aprendizagem, a disciplina busca, por meio da análise de jogos diversos, as possibilidades para a construção do conhecimento dos usuários e os múltiplos recursos que os ambientes virtuais oferecem para os processos de ensino e de aprendizagem. 

Objetivo geral: 
Conhecer, analisar e avaliar o processo de Aprendizagem Em Ambientes Virtuais a partir da utilização de jogos e suas estratégias e dos ambientes multiusuários. 

Metodologia:
Aulas expositivas, com interação dialógica a partir das experiências e dos estudos/pesquisas dos discentes.
Análise de ambientes virtuais e de jogos.

Avaliação:
Será realizado em 4 grupos: 3 grupos de 5 e 1 grupo de 4.
Cada grupo deverá entregar um ambiente virtual de Minecraft baseado em uma proposta de ensino de um assunto a ser escolhido em sala de aula.
Deverá ser realizado uma apresentação e a entrega da mesma, para o professor, no final do semestre.
A nota de atividade será a média das atividades realizadas durante o semestre e uma outra nota de apresentação.
A média final é a média da nota de atividades com a nota de apresentação.

MF = (NAtv + NApre) /2

Na construção do ambiente virtual criado deve ser único e realizado em sala de aula.

Na apresentação deverá conter:
1) Descrever e contextualizar o assunto escolhido
2) Descrever para qual público alvo será submetido esse ambiente de ensino educacional
3) Descrever como seria um exemplo de "aula/interação" dos alunos nesse ambiente.


Assuntos para o desenvolvimento das atividades no Minecraft.

GEOGRAFIA

PLANTAÇÂO

CRIAÇÃO de ANIMAIS

HISTÓRIA

ARTE, ESCULTURA

QUÍMICA

MITOS E LENDAS

Notas e avaliação:



Planejamento das aulas:




Bibliografia Básica:

CASTRO, Norida Teotônio ,A Função Reguladora do Lúdico, São Paulo: LCTE, 2010 

JENKINS, Henry, Cultura da Convergência , trad Susana Alexandria, ed2a. São Paulo: Alpeh,2009

FREITAS DE SARA, Maharg, Digital Games and Learnig,London:Continuumbook,2011 

MATTAR, João. Games em educação: como nativos digitais aprendem, São Paulo, Pearson Prentice Hall,2010. 

SANTAELLA, Lucia; Feitoza, Marina( org), O mapa do Jogo , Cengage,2008 exs.

VILA, Magda; Falcão Paula, Focalização de Jogos em T&D, Rio de Janeiro:Quality,2002 

Bibliografia Complementar:

BARBOSA, Rommel Melgaço(org), Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Porto Alegre: Artmed, 2005. 

HUIZINGA, Johan - Homo Ludens - O jogo como elemento da cultura, Perspectiva, São Paulo, 1999 

KOSTER, Raph - A Theory of Fun for Game Design - Paraglyph Press, EUA, 2004 

SCHELL, Jesse. A arte de game design:o livro original trad. Edson Furmankiewicz. Rio de Janeiro:Elsevier,2011. 000265798 .

Pardew, Les. Basic Drawing for Games. Boston : Thomson Course Technology, 2006.

Referencias na Internet:
Scracth:
http://beta.scratch.mit.edu (vesão beta 2.0)
Scracth Edu:

Sobre uso do Minecraft em educação:
Adventure Mod:
Golen Iron Farm:
XP Farm:

Minecraft Wiki

Carregador de mods:

Vários Mods para o Minecraft 1.5.2

Texturas para o Minecraft 1.5.2:

Mods interessantes:
Mod de dinossauros e outros animais.
Myst Minecraft
Adventure Island
Lidwurnm

Guitarra:

Comandos para o Minecraft:

Editores para o Minecraft:

Criação de mods no Minecraft:


Download de todos os filtros para o Minecraft

Tutoriais interessantes sobre o MCEdit
Criação de Mobs com Filtros:

Biomas customizados

Mobs customizados:

Criação de spawn de blocos com filtros:

MCEdit filtros para criação de estruturas gigantes/organicas:


Ideia para premiação no final de uma aventura:
Cabeça do Notch

Cabeça do Jeb



Projeto ARCA - Ambiente de Realidade Virtual Cooperativo de Aprendizagem. Disponível pelo endereço: http://penta.ufrgs.br/pgie/arca/arca3.htm . Consultado em 05 de abril de 2007.

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Mário Madureira Fontes,
4 de fev de 2014 12:32